Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, novembro 26, 2024
InícioNotíciasSindicato inaugura Cineclube Geneton Moraes Neto voltado para filmes sobre imprensa e...

Sindicato inaugura Cineclube Geneton Moraes Neto voltado para filmes sobre imprensa e documentários

Com todos os avanços tecnológicos das plataformas de exibição do audiovisual, a sala de cinema continua, sem dúvida, sendo o melhor lugar para assistirmos a um filme, mergulharmos numa experiência coletiva e, num cineclube, trocarmos ideias e compartilharmos nossas visões de mundo.
Com esse propósito, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro inaugura em seu auditório João Saldanha (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, no Centro), no dia 9, sábado, às 15h30m, o Cineclube Geneton Moraes Neto, que será um espaço de exibição de audiovisuais com a temática da imprensa, de histórias baseadas em fatos e de documentários. Diante das transformações do jornalista, que cada vez mais tem se tornado um produtor de conteúdo, a direção do sindicato vê no cineclube um espaço cultural, que vai permitir não apenas reforçarmos nossos laços comunitários, mas também abrir espaço para um debate produtivo sobre os rumos da profissão e seus desafios.
O primeiro filme a ser exibido será “The Post, a Guerra Secreta”, que conta a fantástica história da luta pela liberdade de imprensa  na cobertura dos papéis do Pentágono, estrelado por Meryl Streep, interpretando Katharine Graham (a dona do “Washington Post”, e Tom Hanks (o editor-chefe Ben Bradle). Participarão do debate os jornalistas Bruno Thys e Beth Costa. Bruno Thys é diretor editorial da Máquina de Livros. Beth Costa tem grande experiência em TV e foi a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Jornalistas do Rio e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Atualmente faz parte do Conselho Fiscal do sindicato.
O nome do cineclube é uma homenagem póstuma ao jornalista e escritor Geneton Moraes Neto (1956-2016), que foi certamente um dos maiores entrevistadores da TV brasileira, e nos deixou um legado que honra a profissão. Antes da exibição, Geneton será homenageado por meio de sua mulher, Elisabeth Passi, e dos filhos Joana, Daniel e Clara, que também é jornalista.
As sessões do cineclube do sindicato serão realizadas todo último sábado do mês, sempre às 16h, seguidas de debate. Os próximos filmes previstos são “Na captura dos Friedmans”, um documentário que foi indicado ao Oscar em 2004, e “Conspiração e poder”, que conta a crise resultante da incrível história sobre o presidente George Bush, filho, que teria usado tráfico de influência para escapar do campo de batalha no Vietnã.
Serviço
Exibição do filme “The Post, a guerra secreta”
Entrada franca/ acesso com documento de identidade na portaria
Horário: 15h30
Cineclube Geneton Moraes Neto, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, na Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, no Centro, perto da Estação Cinelândia do Metrô.

Mais notícias