Os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo protocolaram na última sexta-feira (28/08) na EBC a pauta de reivindicações para iniciar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021.
A pauta foi aprovada na assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras realizada no dia 20 de agosto. O índice de reajuste pedido para os salários e demais benefícios, como auxílio alimentação, auxílio creche e auxílio pessoa com deficiência foi de 1,65%, referente às perdas salariais do ACT 2018/20, mais o INPC acumulado nos últimos 12 meses.
As reivindicações estão baseadas no ACT em vigor e traz três acréscimos:
- Inclusão na cláusula 23ª, o auxílio pessoa com deficiência, de pessoas com doenças raras, equiparação já regulamentada por portaria do Ministério da Saúde;
- Na cláusula 39ª, sobre acompanhamento de desenvolvimento dos filhos, a extensão da redução de jornada para 30 horas semanais até que a criança complete 24 meses. O benefício já existe até os 12 meses e a extensão é objeto de campanha do Coletivo de Mulheres da EBC, preconizando os cuidados essenciais nos primeiros dois anos de vida;
- Inclusão de uma cláusula nova, a 70ª, para regulamentar o teletrabalho na empresa, questão que surgiu este ano antes mesmo da pandemia de covid-19, com a inundação da sede da EBC em São Paulo.
A pauta altera também o texto da cláusula 8ª, para subir de 70% para 80% a ocupação de cargos de confiança por funcionários concursados do quadro e que os cargos sejam ocupados por meio de Processo Seletivo Interno (PSI).
Foi solicitada uma reunião com a empresa para o dia 15 de setembro, virtual e com a participação de todas as praças, para iniciar as negociações.