Sindicato dos Jornalistas

domingo, novembro 24, 2024
InícioNotíciasAGC DO DIA APROVA PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

AGC DO DIA APROVA PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

O plano de recuperação judicial apresentado pela Editora O Dia foi aprovado em Assembleia Geral de Credores na segunda-feira (14). A empresa se compromete a pagar aos ex-funcionários 50% do valor acordado inicialmente. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, representado pelos diretores Márcio Leal e Felipe Martins, apresentou uma outra proposta, melhor para os jornalistas, mas o jornal se mostrou intransigente. 

A proposta do Sindicato, apresentada pelo Dr. Walter Monteiro,  era aumentar de 50% para 70% do valor inicialmente acordado, com as primeiras seis parcelas iguais, de maneira a que os credores de menor valor recebessem mais rápido. Este percentual foi construído com os ex-trabalhadores da empresa em reunião online. No entanto, a Editora O Dia alegou que uma alteração no plano de recuperação poderia provocar insegurança jurídica e reclamações de credores que não participaram da assembleia. 

O Sindicato entende que a alegação da empresa é infundada, haja vista que nenhum credor sairia perdendo. Em protesto, quando a votação foi aberta, decidimos pela abstenção. 

O plano de recuperação judicial foi aprovado com 252 votos a favor, apenas 6 contra e 17 abstenções. 

Um dos votos contrários à aprovação foi o do Banco Comercial Português (BCP) que é credor de soma milionária da Editora O Dia. O BCP pede a inclusão no plano de recuperação como classe hipotecária, que garantiria fatia maior do bolo a receber. A demanda do banco dependerá ainda de decisão judicial. Contudo, em nada afeta o valor a receber pelos trabalhadores.

A aprovação do plano segue agora para homologação. Ainda há a possibilidade de algum credor insatisfeito com a decisão entrar com recurso. 

Não há prazo para a homologação. Assim que for concretizada, a Editora O Dia deverá começar a honrar imediatamente o pagamento aos jornalistas e demais credores.  O Sindicato continuará atento até o final desta novela que se arrasta há anos.

Veja o link no YouTube com a íntegra da Assembleia Geral de Credores.

Mais notícias