A assembleia virtual realizada nessa quinta, 12/11, decidiu, por ampla maioria, aprovar a proposta apresentada pelo Sindicato Patronal para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021. A assembleia aprovou também, desta vez por unanimidade, a Pauta de Reivindicações para a Campanha Salarial 2021 e que será encaminhada às empresas ainda este mês.
A Campanha Salarial 2020 começou em novembro de 2019 quando o Sindicato encaminhou aos sindicatos patronais dos setores de impresso e radiodifusão a Pauta de Reivindicações. Em março deste ano, alegando dificuldades impostas pela pandemia, as empresas interromperam unilateralmente as negociações.
Depois de várias tentativas frustradas pela intolerância das empresas, o nosso Sindicato recorreu ao MPT solicitando uma intermediação e, em outubro, as negociações foram retomadas. Com a proposta aprovada hoje, que está longe de atender às necessidades dos trabalhadores, os jornalistas de rádio e tevê que recebem o piso salarial da categoria terão um reajuste de 4,30% (INPC integral do período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020). Os que recebem salários acima do piso receberão 2% de reajuste.
As cláusulas econômicas terão reajuste de 2% e as cláusulas sociais serão mantidas integralmente até 2022.