Sindicato dos Jornalistas

domingo, novembro 24, 2024
InícioDestaqueMORRE MÁRCIO LEAL, EX-COORDENADOR GERAL DO SINDICATO

MORRE MÁRCIO LEAL, EX-COORDENADOR GERAL DO SINDICATO

É com extremo pesar que a diretoria colegiada do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro comunica o falecimento, na madrugada deste sábado, 22/6, do nosso companheiro Márcio Leal.

Jornalista formado pela Facha, Márcio trabalhou na TV Tupi (cinegrafista/repórter cinematográfico), SBT, Manchete e TV Globo, emissora onde permaneceu por 25 anos. Sua militância em defesa dos direitos dos trabalhadores o levou, em 1987, ao Sindicato dos Radialistas de onde foi presidente de 1997 a 2006. Também foi secretário-geral da FITERT (Federação dos Radialistas) e integrou a Coordenação Executiva do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação)

No Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município foi eleito pela primeira vez para a diretoria executiva em 2016 e reeleito em 2019. Integrou ainda a direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Nas fases mais críticas do Sindicato, quando a entidade ficou sem recursos financeiros e ainda teve que enfrentar o isolamento da pandemia, Márcio esteve à frente da luta pela recuperação, liderando ainda duríssimas campanhas salariais.

Em 2022, com a saúde debilitada, afastou-se do Sindicato e da Fenaj, mas nunca deixou de dar sua contribuição em defesa dos interesses da categoria.

Os jornalistas e radialistas do Rio prestam suas homenagens ao dirigente sindical, ao profissional e, sobretudo, ao ser humano MÁRCIO LEAL, uma pessoa afável e profundamente comprometida com a democracia e os trabalhadores.

Mais notícias