Sindicato dos Jornalistas

sábado, novembro 23, 2024
InícioDestaque 2Livro/Merendas e afetos: narrativas biográficas de “Tias e Tios” da Escola

Livro/Merendas e afetos: narrativas biográficas de “Tias e Tios” da Escola

Quem nunca chamou de “Tia” a professora que o apresentou às primeiras letras? Também tinha aquela senhora com os cabelos cobertos por uma touquinha, que oferecia, para muitos, a primeira refeição do dia. E, com certeza, teve uma “conversinha” sobre a bagunça que você e sua turminha fazia antes, e mesmo depois, de começar as aulas. Pois é… mas o que sabemos desses profissionais de apoio da escola? Em geral, o que guardamos em nossa memória.

É sobre essas personagens que trata o livro Merendas e afetos: narrativas de presença e poder, coordenado pela professora e etnógrafa Sandra Coleman, publicado pela Editora Revista África e Africanidades. Biógrafas e biografados estarão na tarde de autógrafos, neste sábado, 19, às 16h, no Bistrô Cultural D’Avó (Rua Eduardo Vieira de Souza, loja 35, Rodoshopping, no Centro do município de São Gonçalo – Rio de Janeiro).

Apesar de importantes na sustentação da escola, sua potência é invisibilizada. Porém, como afirma o professor e doutor em História, João Paulo Lopes, Merendas e Afetos “vai ao encontro dos de baixo, as ‘tias’ das escolas, dando vida e voz a essas esquecidas das fontes oficiais, mas lembradas nas memórias afetivas de todos nós”.

Este é um dos assuntos que aborda em sua narrativa biográfica produzida pela escritora Anna Carla, que também participa da roda de conversa juntamente com a biógrafa Sandra Martins, as Tias da Merenda – Iva Vieira e Marise Amaral – e a Tia da Disciplina, Maria do Céu. Contato: @africaeafricanidades

Mais notícias