Sindicato dos Jornalistas

domingo, novembro 24, 2024
InícioDestaqueFLIV-Rio: literatura progressista, debates, apresentações culturais e novos autores em destaque

FLIV-Rio: literatura progressista, debates, apresentações culturais e novos autores em destaque

Está confirmada a terceira edição do Festival do Livro do Rio de Janeiro, FLIV-Rio, entre os dias 28, 29 e 30 de novembro, na sede do Sinttel-Rio, com entrada gratuita!

O FLIV-Rio confirma tradição e reforça o time de primeira para lançar livros e debater a conjuntura com foco na literatura progressista. Nesta terceira edição, já são cerca de 40 editoras confirmadas, os livros serão vendidos com 30% de desconto, tanto de escritores consagrados como o dos estreantes. A novidade deste ano será um espaço exclusivo para os autógrafos, carinhosamente batizado de “Abrace seu Autor”.

Outra inovação do evento promovido pelo Sinttel-Rio será um concurso literário para estudantes do ensino médio que terá premiação em dinheiro. (clique aqui para saber mais) O festival ainda terá teatro, cultura, comidas e bebidas, mas como sempre, o ponto forte são os debates que provocam reflexão e são abertos ao público com a participação da plateia.

Alguns autores que marcaram presença nas edições anteriores, 2022 e 2023, já confirmaram presença e trarão novas publicações. Entre eles: Rubens Casara, juiz e escritor, e Cesar Calejon, jornalista do ICL e escritor.

Entre os estreantes, estão José Genoíno, ex-deputado e ex-presidente do PT; Luís Nassif, jornalista e editor do site GGN; Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista político e professor da UFRJ; Jefferson Rodrigues, professor de Direito Sindical e Procurador do Trabalho; e o professor Mateus Mendes, que estará presente, dia 28 de novembro, às 18h, para lançar o livro: “É Ideologia, Estúpido” e “Guerra Híbrida é Neogolpismo: Geopolítica e Luta de Classes no Brasil (2013-2018)”. Ele vai participar de um debate com José Genuíno sobre “Desafio e Dilemas da Esquerda Brasileira na Conjuntura atual”. Imperdível.

As mulheres também marcarão presença. Uma atividade de destaque será a roda de conversa “A importância da escrita da mulher para a Literatura”, dia 29, às 14h, que contará com cinco escritoras brasileiras, cada uma representando uma trajetória e transitando por gêneros literários distintos: romance, poema, infanto-juvenil, contos. As autoras compartilharão suas experiências, dificuldades e reflexões sobre a importância da literatura da mulher no mercado editorial no Brasil com mediação de Isa Martins, escritora e professora e Mônica Seixas, escritora e advogada. Entre os lançamentos de obras escritas por mulheres está o livro “Políticas de Identidade: gênero, raça, classe, sexualidade, e a formação do movimento de mulheres negras no Brasil”, de Bárbara Araújo.

O evento terá ainda espaço reservado para poesia e arte. O grupo “Militantes em Cena”, que usa o palco para defender a democracia, vai apresentar a peça “A cadela do fascismo está sempre no Cio”, obra inspirada em textos que falam sobre o fascismo, com referências de Bertolt Brecht e Spinoza.

E pode ter certeza: esse é só o início de uma escalação incrível.

Confira a programação em https://flivrio.org.br/programacao .

Mais notícias