O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro participa nesta terça-feira (26/11), às 10h30, na Superintendência Regional do Trabalho, de Audiência de Mediação visando obter junto a EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, a suspensão dos indevidos descontos nos contracheques dos jornalistas pelos dias parados em função da greve realizada entre os dias 3 e 10 de outubro na emissora. Como é de conhecimento, o movimento dos trabalhadores aconteceu devido ao impasse ocorrido nas negociações sobre o novo Plano de Cargos e Salários da Empresa (PCR).
Além da diretoria do Sindicato, os trabalhadores também estarão representados por membros da Comissão de Empregados da EBC, com a mediação do encontro sendo feita pelo Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Alex Bolsas. A reunião será realizada no 9º andar – gabinete do superintendente.
A autoritária atitude adotada pela EBC revela sua posição contrária ao diâlogo proposto pelos jornalistas, como atesta ofício enviado à direção da empresa em 12 de novembro, no qual os trabalhadores sugerem várias formas de compensação pelos dias parados. Tudo isso com o agravante da garantia feita pelo Ministro Paulo Pimenta, na reunião com sindicatos ocorrida no dia 9 de outubro, ocasião em que ele se comprometeu a não haver corte de ponto dos empregados que participaram do movimento paredista.
Vale ainda lembrar que em todos os processos anteriores de movimento paredista, na empresa, sempre houve negociação dos dias parados sem qualquer punição aos trabalhadores que exerceram seu direito constitucional de greve.
O SJPMRJ espera que o bom senso prevaleça e a EBC entenda que seu maior patrimônio são seus trabalhadores.