“NÃO EXISTE UMA BOA SOCIEDADE SEM UM BOM SINDICATO”
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro externa aqui o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, o primeiro papa latino-americano e pontífice que remodelou o papado com sua abertura e empatia pelos marginalizados. O falecimento do pontífice ocorreu na madrugada desta segunda-feira, (21/4), aos 88 anos, em Roma, em razão de complicações decorrentes de um quadro respiratório.
Defensor incansável dos direitos humanos, da justiça social e da promoção da paz, deixa um legado que vai além da religião com valorização da luta dos trabalhadores e a importância dos sindicatos na defesa de seus direitos. “Não há Sindicato sem trabalhadores e não há trabalhadores livres sem Sindicatos”, “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”. Essas, algumas das mensagens deixadas pelo Papa Francisco com relação ao papel das entidades que representam os milhões dos trabalhadores de todo o mundo – num papado marcado pelo seu compromisso com os mais pobres, com a inclusão social e com o diálogo inter-religioso.
Dessa forma, o SJPMRJ manifesta aqui suas condolências à Igreja Católica, aos católicos e a todos pessoas tocadas por esse legado de busca por um mundo mais justo e fraterno, em que a vida esteja sempre em primeiro lugar, numa sociedade inclusiva e igualitária para todos e todas.