Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 29, 2025
InícioDestaqueReunião com patrões será dia 30. Jornalistas precisam estar mobilizados para dobrar...

Reunião com patrões será dia 30. Jornalistas precisam estar mobilizados para dobrar a intransigência patronal

Após exatos 36 dias de muita insistência por parte do SJPMRJ, o sindicato patronal de radiodifusão definiu seu retorno à mesa de negociação – visando à CCT 2025, com uma a reunião, no formato virtual, acertada para quarta-feira (30/4), às 11 horas. O SJPMRJ enviou o ofício solicitando uma rodada de negociação no dia 24/3, no mesmo dia em que os jornalistas rejeitaram em assembleia a proposta dos patrões.

Desta data até aqui os patrões só fizeram empurrar com a barriga a reunião pedida insistentemente pelo Sindicato, buscando na mesa de negociação construir um termo que seja satisfatório para todos. Mas a tentativa de cansar os trabalhadores não deu certo, com várias ações dos jornalistas e do Sindicato em demonstrações que refletem a indignação da categoria com o descaso patronal.

A proposta patronal – a TV Globo, que tem o maior número de jornalistas empregados (acima de 680), garantiu o INPC (4,17%) integral para todos. Já as demais empresas de comunicação, abaixo desse patamar, oferecem o fracionamento salarial, com o acumulado da inflação somente para quem recebe até R$ 5.134,88 (TV) e R$ 4.613,57 (rádio). Acima disso, apenas 4/%.

Apesar de alguns e tímidos avanços na proposta patronal, os jornalistas não aceitaram o fracionamento de salários de acordo com o porte de cada empresa e a ausência de propostas a título de aumento real. Ela foi considerada discriminatória pela categoria que, em demonstração de unidade na assembleia, a rejeitou de forma categórica.

Dessa forma, mais do que nunca é hora dos jornalistas se mobilizarem de forma ampla e darem uma demonstração de força. Somente dessa forma o Sindicato terá o respaldo necessário para sentar à mesa de negociação e defender os direitos da categoria.

Juntos somos fortes!

Mais notícias