Sindicato dos Jornalistas

domingo, novembro 24, 2024
InícioDestaque 2Mostra expõe duas décadas da revista O Cruzeiro

Mostra expõe duas décadas da revista O Cruzeiro

Menina dos olhos de Assis Chateaubriand, a revista O Cruzeiro tem parte de sua história revisitada no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. Até 7 de outubro, o espaço recebe a exposição Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil. São mais de 300 imagens e matérias que trazem a história da principal revista ilustrada do Brasil no século 20.
A exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens. Essa abordagem tem foco nas décadas de 1940 e 1950, período de maior penetração social da revista. A curadoria da mostra é da professora do Museu de Arte Contemporânea da USP, Helouise Costa, e de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles.
Na exposição, serão apresentadas as contribuições de Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, João Martins, Mário de Moraes, Eugênio Silva e Carlos Moskovics, além de Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto.
Publicada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, a revista O Cruzeiro foi lançada em 1928 como uma publicação semanal de variedades. Tornou-se um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o País já conheceu. No início da década de 1940, incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil.
Exposição Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil: de terça a domingo, das 11 às 20 horas. Entrada franca, classificação livre. Instituto Moreira Salles: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.
Fonte: Instituto Moreira Salles
Marilyn Monroe (1959), nos estúdios da Fox, em Hollywood, Estados Unidos. Foto de Luiz Carlos Barreto/Acervo Luiz Carlos Barreto

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (1953), Rio de Janeiro. Foto de José Medeiros/Acervo Instituto Moreira Salles

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Carmem Miranda (década de 1940). Foto de Jean Manzon/Acervo Cepar Consultoria

Mais notícias