Sindicato dos Jornalistas

domingo, novembro 24, 2024
InícioNotíciasJornalistas do Rio de Janeiro têm curso de segurança

Jornalistas do Rio de Janeiro têm curso de segurança

Jornalistas cariocas de rádio, TV, revista e jornal impresso participaram, na última semana de agosto, do Curso de Segurança para Jornalistas em Área de Conflito. O treinamento, uma proposta do Sindicato, incluída na acordo coletivo 2012, teve início no dia 27 e  foi ministrado pelo International News Safety Institute (Insi), organização internacional que reúne especialistas em segurança da imprensa.
A iniciativa é financiada pelas empresas de comunicação e coube a elas escolher, entre seus funcionários, os que participaram do treinamento.
Estavam nas turmas profissionais como repórteres, produtores, motoristas e repórteres fotográficos e cinematográficos. “É toda a equipe que vai para as ruas em coberturas jornalísticas”, destaca Marcelo Moreira, representante do Insi no Brasil. Jornalistas em cargos de chefia, que orientam os profissionais que estão nas coberturas, também foram escolhidos pelas empresas para participar do curso.
As aulas ensinam, por exemplo, como agir com segurança durante um tiroteio e a importância de se planejar a reportagem antes de ir para a rua. “É abordado ainda o estresse de jornalistas que vivem sob tensão de coberturas perigosas”, expõe Moreira. Este foi o terceiro curso ministrado no Rio em parceria entre as empresas de comunicação e o Insi, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas. O primeiro foi em 2007.
A pedido do Sindicato, os especialistas do International News Safety Institute ainda irão produzir um relatório sobre protocolos de segurança para jornalistas no município do Rio. Este documento pode embasar medidas a serem adotadas pelas empresas para proteção de seus profissionais. Em julho, durante reunião, a direção do Sindicato expôs a representantes do Insi algumas situações de risco enfrentadas pela imprensa carioca.
Texto atualizado às 1615h43 de 31 de agosto de 2012.

Mais notícias