Após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/09 no Senado, a Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a coordenação da campanha em defesa do diploma definem plano de ação para acelerar a tramitação da matéria na Câmara dos Deputados. As atividades a serem definidas buscarão intensificar os contatos com os parlamentares e a ampliação do apoio social à proposta. Em alguns estados a repercussão positiva da aprovação da PEC já surte efeitos.
“Precisamos constituir um movimento cada vez mais forte e com mais apoios”, destaca Valci Zuculoto, diretora da Fenaj e membro do Grupo de Trabalho (GT) da campanha em defesa do diploma. Por isso, adianta, além do contato com os deputados federais em suas bases, o plano de ação a ser definido pela federação deverá contemplar contatos com lideranças na Câmara dos Deputados, um calendário de mobilizações e uma agenda articulada com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma.
O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio prepara ofício a todos os deputados federais do estado do Rio. O Sindicato de Mato Grosso do Sul foi pelo mesmo caminho, e, antes mesmo de receber o documento, logo após a aprovação em segundo turno da PEC 33/09 no Senado, os deputados sul-mato-grossenses Fábio Trad, Luiz Henrique Mandetta e Geraldo Resende manifestaram apoio à proposta.
“Com as iniciativas que já estão se desenvolvendo em vários estados, e com a ampliação do movimento com o plano de ação que lançaremos nos próximos dias vamos buscar assegurar a aprovação da PEC dos Jornalistas na Câmara até o final de 2012”, disse o presidente da Fenaj, Celso Schröder. “E, para isso, a colaboração e envolvimento de todos os que defendem a qualificação do jornalismo será fundamental”, concluiu.
Assim como no Senado, a proposta que restitui a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercício da profissão deve ser aprovada em dois turnos.
Lista com email e telefone dos deputados federais do Rio de Janeiro. Entre em contato com o seu parlamentar, em defesa do diploma de Jornalismo.
Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara
LEIA MAIS: Na Câmara, voto aberto favorece PEC do Diploma
Fonte: Fenaj