Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioDestaque 2Jornalista é ameaçado no interior do Mato Grosso do Sul

Jornalista é ameaçado no interior do Mato Grosso do Sul

Rojões e bombas foram arremessados em direção à varanda da casa do jornalista Armando Anache, na cidade de Aquidauana (MS), no dia 7 de outubro, logo após a votação do primeiro turno das eleições municipais. Anache é proprietário da rádio Independente e do portal de notícias Pantanal News.
“Sinto-me ameaçado e intimidado”, conta o radialista, que trabalhou no Rio de Janeiro, na Rádio Globo, na década de 1980. Anache (à esquerda na foto) suspeita de que os ataques vieram de apoiadores do prefeito reeleito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB).
Tanto a rádio, que é AM e abrange 32 municípios da região, como o portal do jornalista divulgaram reportagens baseadas em ações do Ministério Público do MS sobre o chefe do Executivo. O município tem 45 mil habitantes e fica a 135 quilômetros ao oeste da capital Campo Grande.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) enviou telegrama ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo proteção ao jornalista. Na mensagem, assinada pelo presidente da entidade, Maurício Azêdo, a ABI apela ao ministério pedindo ações para garantir a integridade física e a vida do jornalista.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro se solidariza com Armando Anache e está à disposição do profissional, que é associado a esta entidade. As autoridades regionais – e também as de abrangência nacional, como o próprio Ministério da Justiça – já deveriam há muito tempo ter apresentado programa de ações contra ameaças sofridas por jornalistas no interior do Brasil – um problema crônico que envolve interesses políticos e censura por meio de agressões.

Mais notícias