Na noite de segunda-feira (26/11), às 20 horas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio realiza sua assembleia de prestação de contas. O encontro vai expor o balanço financeiro do ano de 2010 e 2011 aos associados e demais jornalistas cariocas.
A diretoria do Sindicato vai apresentar as despesas e receitas ao longo dos últimos dois anos, além do balanço patrimonial da entidade no período.
Esta assembleia é a penúltima do Sindicato em 2012. Ainda em dezembro, começa a campanha salarial dos trabalhadores em jornais, revistas, rádio e TV. A pauta de reivindicações do segmento deve ser aprovada e apresentada até o último mês do ano.
Em breve, o Sindicato vai convocar o encontro para definir as prioridades dos jornalistas em redação. A data-base é primeiro de fevereiro.
A última negociação salarial, referente ao período de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013, levou quatro meses de reuniões. O reajuste aprovado foi de 6%. Os patrões negaram em diversos encontros com os jornalistas a inclusão de cláusula que obriga os veículos de comunicação do Rio a fornecer coletes à prova de balas de alta proteção durante coberturas de risco, como ocupação policial em favelas.
Espera-se que os cursos de segurança para a imprensa ministrados por especialistas internacionais no Rio tenham despertado sensibilidade nos empresários em relação à proteção dos seus funcionários. Durante as aulas, instrutores afirmaram categoricamente que a grande maioria dos coletes fornecidos pelas empresas não é compatível com o armamento pesado usado por policiais e traficantes na cidade.