Janeiro/Fevereiro
O ano começa como terminou, com dispensas em grandes redações. Na GloboNews, três jornalistas são demitidos. Ao longo do ano, foram cerca de dez na Rede Globo. Na Band, fim do programa Cidinha Livre deixa 20 profissionais sem emprego.
Março
Millôr Fernandes morreu no dia 27, aos 87 anos. Outros grandes jornalistas que faleceram em 2012 foram Luiz Mário Gazzaneo, J. Paulo e Delfim Vieira.
Enquanto anunciam lucros crescentes, veículos do Rio recusam-se a repor perdas salariais nas negociações com o Sindicato. Além disso, não aceitam incluir no acordo coletivo a obrigatoriedade do fornecimento, por parte das empresas, de coletes à prova de balas adequados para coberturas de risco.
Abril
Diretores do Sindicato retomam visitas a faculdades de Jornalismo, promovendo bate-papo com estudantes, na continuidade da campanha pela exigência do diploma para garantir qualidade no jornalismo.
Maio
Após quatro meses de duras negociações, é assinado o acordo coletivo de jornais, revistas, rádio e TV. A baixa mobilização da categoria resultou em reajuste de apenas 6% – 0,4% acima do INPC. No entanto, as convenções avançaram em ganhos na PLR e nas cláusulas do banco de horas.
Diante da negativa da RedeTV! em se reunir com representantes dos jornalistas cariocas, o Sindicato denunciou à Procuradoria do Trabalho a emissora por irregularidades e atrasos em diversos pagamentos.
Junho
O Sindicato divulgou que a Rede Globo foi obrigada, após acordo como o MP, a contratar 150 jornalistas e radialistas, para acabar com o excesso de horas extras. No entanto, os jornalistas da Globo até agora não perceberam qualquer sinal de contratações. O Sindicato está de olho e segue cobrando.
Assessores de imprensa definem pauta de reivindicações. Entre os pontos aprovados está a campanha contra a contratação via PJ. Além disso, ao longo do ano, o Sindicato iniciou pesquisa sobre salários e condições de trabalho junto aos assessores, com visita às empresas. Mas descumprindo cláusula do acordo coletivo, muitos donos de assessorias impediram o acesso às redações.
Julho
O Centro de Cultura e Memória do Jornalismo promoveu seminário na Biblioteca Nacional reunindo especialistas para discutir e estabelecer parcerias para a criação de um Museu do Jornalismo.
Os dez anos da morte de Tim Lopes foram lembrados em evento no Complexo do Alemão com 3.653 lenços brancos.
Agosto
O Senado aprovou em segundo turno a PEC que restabelece a exigência do diploma. Os jornalistas cariocas participaram ativamente, pressionando parlamentares.
Setembro
Após muita pressão em reuniões com os sindicatos patronais, as empresas aceitaram financiar mais uma edição do treinamento de segurança para coberturas em área de conflito. Instrutores do Insi deixam claro que a maioria dos coletes à prova de balas fornecidos pelos veículos não são compatíveis com a realidade carioca.
Outubro
A Acerp foi obrigada a pagar horas extras devidas a seus jornalistas, após denúncia ao Ministério Público do Trabalho.
Novembro
Em iniciativa inédita, jornalistas cariocas fazem parte da primeira turma brasileira de treinadores de segurança para jornalistas em área de risco. Curso foi realizado sob organização do escritório regional do Insi e teve apoio logístico do Sindicato dos Jornalistas.
Em sua segunda edição, o Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo reforçou a importância de matérias e imagens que combatem o preconceito e reforçam a diversidade.
Alegando “reestruturação”, jornal O Dia demite mais de 80 profissionais, 12 deles jornalistas, entre novembro e início de dezembro.
Dezembro
Sindicato divulga investigação do Ministério Público do Trabalho sobre a Infoglobo. Empresa é suspeita de demitir jornalistas – e profissionais de outras áreas – quando completam 60 anos.
Em assembleia, jornalistas de rádio, TV, jornal e revista definem luta para repor as perdas salariais que a inflação levou ao longo dos últimos anos.
Em ofício à Polícia Militar, Sindicato solicita agilidade ao procedimento que investiga policial que agrediu jornalista na favela do Vidigal.
Texto publicado originalmente na edição 36 do Lidão, impresso do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio.