Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioNotíciasPatrão constrói mansão mas não paga empregados

Patrão constrói mansão mas não paga empregados

Os problemas na RedeTV! parecem uma bola de neve. E ano após ano, a emissora do empresário Amilcare Dallevo Jr. não consegue cumprir com suas obrigações trabalhistas. No fim fim de 2012, a empresa – que quase sempre paga os salários com quase dois meses de atraso – deixou de quitar o décimo terceiro. Além disso, segundo relatos de jornalistas, não investe na redação, e os equipamentos de trabalho estão cada vez mais sucateados.
Para piorar, desde a última quarta-feira (19/12) o fantasma das demissões voltou a rondar os corredores da empresa. Segundo nota publicada na Folha de S. Paulo, estariam planejadas mais de 50 dispensas, em diferentes áreas, e encerramento de programas.
Os profissionais que fazem reportagens para a Internet, os webrepórteres, também sofrem com a falta de pagamento – que, no caso da RedeTV!, se repete em todas as praças, inclusive em sua sede, no estado de São Paulo. “Como aconteceu no mês de novembro e no anterior, provavelmente receberemos o salário de novembro em dezembro e, o de dezembro, em janeiro e assim por diante”, lamenta um profissional da emissora.
Tanto o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio como o de São Paulo entregaram ao Ministério Público do Trabalho denúncias sobre estas irregularidades.
Na capital carioca, o promotor Marcelo Fernandes da Silva disse que vai convocar jornalistas e radialistas da emissora para depoimento. O objetivo é juntar provas no inquérito civil instaurado sobre a emissora que, durante este ano, demitiu profissionais sem pagar as rescisões.
Quando questionado sobre a situação, o Departamento de Recursos Humanos da empresa no Rio dá a mesma desculpa há mais de um ano: o problema é em São Paulo. E, de lá, não vem qualquer explicação.
Amilcare Dallevo, que possui 70% das ações da empresa e alega não ter recursos para pagar salários e também dívidas trabalhistas, é o mesmo que constrói uma mansão de 17.800 metros quadrados em São Paulo. Segundo reportagem da revista Veja, 1.200 metros quadrados são só para a suíte master, dotada de piscina e heliponto exclusivos – no que pode ser a maior mansão do País. (Clique aqui para ver imagem da construção) Dallevo tem o hábito de deslocar-se apenas de helicóptero, evitando os congestionamentos de São Paulo. Mais um deboche aos trabalhadores.
Foto: André Freire. Amilcare Dallevo chega de helicóptero à RedeTV!
Com informações do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.
LEIA MAIS: Acompanhe o histórico de irregularidades e processos sobre a RedeTV!

Mais notícias