Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioNotíciasO Dia deposita primeira parcela de rescisões

O Dia deposita primeira parcela de rescisões

Após a homologação das demissões do jornal O Dia – que dispensou 12 jornalistas, nove deles com mais de dez anos de casa, no final de 2012 –, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio acompanha o cumprimento dos depósitos das rescisões por parte da empresa, conforme acordo com os profissionais.
Estas homologações deveriam ter sido confirmadas no dia 20 de dezembro, após depósito da primeira parcela no dia 19. Mas um erro do jornal na geração do código de saque do FGTS junto à Caixa Econômica Federal – chamado de chave de identificação – acabou empurrando a formalização das dispensas para o dia 28 de dezembro. Nove delas foram efetuadas, as outras três ficaram para este mês pois os profissionais não puderam comparecer.
Restam agora nove parcelas que devem ser pagas pela empresa para totalizar o montante devido aos trabalhadores demitidos. Eles optaram por receber o que lhes é devido, mesmo que de forma parcelada, a aguardar decisão judicial sobre o assunto.O acordo da homologação define que, caso o jornal atrase o pagamento – que deve ser feito até o dia 21 de cada mês –, será penalizado com multa de 10% ao mês sobre o valor total devido. Além disso, o Sindicato dos Jornalistas entrará com ação judicial. Inicialmente, a proposta de O Dia era pagar, em caso de atraso, multa de apenas 2% ao mês.
As dispensas dos 12 empregados no início de dezembro aconteceram sob a alegação de “reestruturação” do jornal. Dias antes, 70 trabalhadores da área administrativa do veículo foram demitidos.
“O conjunto das demissões, num final de ano, é algo muito triste e desagradável”, lamenta um dos 12 jornalistas dispensados.
Durante o último ano, 33 profissionais deixaram a redação de O Dia – 19 deles pediram demissão.

Mais notícias