Após uma reunião informal no Ministério do Trabalho, empresas de assessoria de imprensa marcaram visitas de representantes do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio. O objetivo é que os assessores respondam, em seus locais de trabalho, pesquisa sobre condições de emprego e salário.
Na segunda-feira (4/2), diretores do Sindicato foram à redação da CDN, no Centro do Rio. Ainda nesta semana, a empresa Approach também recebeu representantes sindicais. A próxima será a Llorente & Cuenca.
O objetivo da pesquisa – que deve ouvir mais de 150 profissionais – é, também, aprofundar os dados sobre o segmento, como foi feito com os trabalhadores em assessoria sindical. Esse estudo, que colheu informações sobre condições de trabalho de mais de 50 trabalhadores que atuam na área de comunicação de sindicatos sediados no município do Rio, apontou que apenas 35% têm direito a algum tipo de abono salarial e que 66% não recebem o piso referência (R$ 4.621,00) sugerido para a categoria. Os dados foram divulgados no seminário Relações Trabalhistas na Imprensa Sindical, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas cariocas, em julho do ano passado.