Um retrato das belezas de um mundo intocado e imune às radicais mudanças ambientais e sociais que transformam o planeta. Este é o projeto Genesis, exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, resultado de uma jornada empreendida pelo autor a cantos intocados do globo, em cartaz no Museu do Meio Ambiente (Rua Jardim Botânico, 1008) até o dia 26 de agosto.
Genesis é a terceira exploração de longa duração do fotógrafo, depois da série Trabalhadores e Êxodos. “Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, descreve Sebastião Salgado.
A mostra traz ao Museu do Meio Ambiente 245 imagens que prometem tirar o fôlego dos visitantes, ao mesmo tempo em que ressaltam as radicais mudanças ambientais que impactam nossa paisagem natural.
O fotógrafo, que tradicionalmente trabalha com imagens em preto-e-branco, repete a técnica em Genesis. Ao longo de oito anos, viajou por mais de 30 lugares, explorando ambientes remotos e de difícil acesso. Antártica, Ilhas Galápagos, África e Alasca são alguns dos cenários que ambientaram as cenas retratadas. As imagens consolidam aquilo que o próprio autor considera como uma carta de amor ao planeta.
Genesis fica em cartaz até 26 de agosto, de terça a domingo, das 9 às 17h. Livre e gratuito.
O Museu do Meio Ambiente fica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Rua Jardim Botânico, 1008. Mais informações: museudomeioambiente.jbrj.gov.br e (21) 2294-6619.
Fonte: Museu do Meio Ambiente