Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, novembro 27, 2024
InícioNotíciasManifesto em Defesa dos Jornalistas

Manifesto em Defesa dos Jornalistas

Têm sido cada vez mais frequentes os casos de agressões contra jornalistas. Em sua maioria, os autores são agentes do Estado, policiais militares armados com cassetetes, balas de borracha, jatos d’água e bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Manifestantes também atacaram e expulsaram de atos públicos profissionais da imprensa. E houve ao menos um caso em que funcionários estaduais agrediram com murros, dentro da Câmara Municipal, uma equipe de TV e fotógrafos. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia, denuncia e reivindica das autoridades competentes as devidas providências em relação a toda e qualquer forma de violência contra jornalistas.
Nas ruas, a nossa categoria precisa ter o direito ao trabalho respeitado. O nosso Sindicato considera a violência contra jornalistas — defensores dos direitos humanos por dever ético profissional — um atentado à liberdade de imprensa. Dessa forma, vamos denunciar às autoridades locais e aos organismos internacionais de Direitos Humanos os casos de violação identificados pelo Sindicato.
A liberdade de imprensa é valor de interesse não só da nossa categoria, mas de toda a sociedade, posto que seja, junto da liberdade de expressão, um pilar da própria democracia. Por isso mesmo, o Sindicato reivindica o apoio de todos os movimentos sociais e da sociedade civil em defesa da liberdade de imprensa, para o exercício profissional do jornalismo e da comunicação popular.
A integridade física e a ética dos profissionais têm de ser garantidas e respeitadas pela população, pelas empresas e pelo Estado. Jornalistas não podem ser responsabilizados pela política editorial das organizações onde trabalham.
Em um Rio de Janeiro onde há décadas desaparecem Amarildos e morre à bala uma maioria jovem, negra e favelada, o trabalho de denúncia dos fatos pelos jornalistas tem sido de importância fundamental — apesar dos limites editoriais impostos pelo monopólio da chamada grande mídia.
Reivindicamos, assim, por meio deste manifesto, que o Estado cumpra o seu papel de formar agentes de Segurança Pública que atuem em defesa dos direitos e da vida dos jornalistas e de toda a população. É preciso garantir as condições do trabalho dos profissionais de imprensa em toda e qualquer circunstância.
Aos profissionais, pedimos que entrem em contato imediatamente com o Sindicato para denunciar qualquer agressão através da nossa central de denúncias denuncia@jornalistas.org.br

Mais notícias