Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioNotíciasTrabalhadores aceitam proposta e encerram greve na EBC

Trabalhadores aceitam proposta e encerram greve na EBC

fimdagreveA greve dos trabalhadores da EBC foi encerrada nesta sexta-feira (22) após 16 dias. Em assembleias simultâneas no Rio, em São Paulo e em Brasília, os trabalhadores decidiram aceitar a proposta feita pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para encerrar a paralisação. O acordo a ser assinado prevê reajuste salarial de 1,25% acima da inflação do ano, medida pelo IPCA, e dividido em duas parcelas – uma de 0,25% a ser incorporada aos salários ainda este ano e outra de 0,75% que será paga em 2014.
Além do reajuste, os trabalhadores passarão a receber dois ‘vales perus’ por ano, um em dezembro e outro em julho. O benefício, hoje em R$ 786,50, será reajustado pela inflação, de acordo com a proposta do TST. Os funcionários terão direito ainda ao Vale Cultura e todas as cláusulas sociais que constavam do acordo coletivo passado foram mantidas.
Ficou acordado ainda que não haverá corte de ponto dos grevistas. De acordo com a proposta, os trabalhadores deverão compensar os dias que ficaram parados, mas a forma como se dará essa compensação deverá ser negociada em cada área da empresa. A greve será encerrada oficialmente a 0h deste sábado. Na segunda-feira, um ato simbólico em frente à sede da EBC no Rio, às 13h, marcará a retomada do trabalho.
Em paralelo ao acordo, a EBC se comprometeu a formar um grupo de trabalho para estudar a questão das horas extras, além de incluir a assinatura dos sindicatos no acordo coletivo, desde que não haja impedimentos jurídicos, e realizar reuniões mensais para avaliar o cumprimento do acordo. A empresa prometeu ainda levar o pedido de ampliação da licença-paternidade ao Conselho de Administração.
Apesar de o reajuste ter sido considerado baixo pelos trabalhadores, a avaliação geral é de que a greve foi um divisor de águas na EBC e conseguiu unir os funcionários em torno da melhoria da comunicação pública no país.
“Estamos todos muito cientes da luta que há pela frente, inclusive sobre a postura intransigente que a empresa tomou ao longo da greve. O maior ganho dessa paralisação foi, sem dúvida, na unidade e na força entre os funcionários”, afirma Raquel Junia, funcionária da EBC e diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio.
 

Mais notícias