Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, novembro 29, 2024
InícioNotíciasSindicato presta solidariedade a funcionários da EBC em SP perseguidos por terem...

Sindicato presta solidariedade a funcionários da EBC em SP perseguidos por terem feito greve

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio se solidariza com os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação em São Paulo que estão sofrendo represália por terem exercido o direito de greve. Repudiamos veementemente a conduta da Empresa na praça São Paulo e reforçamos que a atitude configura um atentado aos direitos dos trabalhadores.
Os trabalhadores da EBC realizaram uma greve após o fim das possibilidades de negociação. Nós, enquanto Sindicato, entendemos que o período foi de grande amadurecimento da prática democrática dentro da empresa, saldo que agora é colocado totalmente em cheque com a atitude vista em São Paulo. Atitude esta que vai contra também as declarações e compromissos assumidos por parte da empresa, que garantiu que não haveria nenhuma forma de constrangimento ou represália aos trabalhadores que exerceram seu direito de greve. É importante reforçar que da parte dos empregados os compromissos foram cumpridos: o retorno ao trabalho se deu de forma harmônica após o fechamento do acordo e as horas paralisadas durante a greve estão sendo compensadas.
Lamentamos profundamente o ocorrido e solicitamos que a atitude de punir os trabalhadores com a perda de coordenações imposta pela direção da EBC na praça São Paulo seja revista imediatamente. Lembramos também que atitude afasta a Empresa de cumprir com o objetivo de garantir a presença de maior número de concursados em cargos de coordenação, conforme presente no ACT e exigido pelo TCU.

Mais notícias