Sindicato dos Jornalistas

sábado, novembro 23, 2024
InícioDestaque 2Apesar do lucro, empresários insistem na proposta indecente

Apesar do lucro, empresários insistem na proposta indecente

A comissão de negociação do Sindicato dos Jornalistas se reuniu, mais uma vez, com representantes dos donos de jornais e revistas do município do Rio nesta terça-feira (24/4). O objetivo principal era elevar o índice inicial proposto pelos patrões: os risíveis 5,7%. Foi a última tentativa antes da assembleia do dia 3 de maio. E, novamente, não houve avanços.
Apesar dos altos lucros obtidos no ano passado, os empresários ignoram as necessdades básicas dos jornalistas e tentam impor, no acordo coletivo de 2012, a mesma proposta indecente. Um índice que não cobre a inflação regional, que é de 6,48%, de acordo com o INPC de fevereiro do ano passado a janeiro deste ano. Além disso, o custo de vida no Rio cresceu muito, bem mais do que os números da inflação nacional.
Agora, é fundamental a participação da categoria na assembleia. Os jornalistas irão analisar a contraproposta dos empresários de jornais e revistas e de rádios e TVs. Além dos reajustes, estarão em discussão cláusulas de segurança para o trabalho dos profissionais.. Neste ponto, os patrões – mais uma vez intransigentes – se negam a incluir no acordo coletivo o fornecimento obrigatório de colete à prova de balas e carro blindado para equipes de reportagem em áreas de risco.
ASSEMBLEIA QUINTA-FEIRA, 3 DE MAIO, 20 HORAS
Auditório do Sindicato dos Jornalistas (Evaristo da Veiga 16/17, Cinelândia)

Mais notícias