De olho no Lance. A diretoria do Sindicato encontrou um cenário caótico ao chegar na redação do jornal esportivo ‘Lance!’ nesta sexta-feira (19/12). De mudança, a empresa tem submetido os trabalhadores a condições insalubres em um ambiente cheio de lixo e poeira, favorecendo o surgimento de doenças respiratórias entre os jornalistas. Os profissionais precisam ainda desviar de armadilhas, como fios espalhados pelo chão e piso solto, e enfrentar o calor de dezembro sem ar condicionado. A mudança reduziu o espaço da redação, o que obrigou os cerca de 40 funcionários da empresa a se amontoarem nas mesas que restaram. O Sindicato tomará as medidas cabíveis após o recesso do Judiciário.
Veja aqui todas as fotos da visita do Sindicato à redação do Lance!
Não será a primeira vez que o jornal será denunciado por irregularidades trabalhistas. Até outubro deste ano, a empresa participava de mesa redonda com o Sindicato onde se comprometeu a pagar os atrasados da participação de lucros e resultados prevista na convenção coletiva. O ‘Lance!’ disse ainda que adotará o ponto eletrônico e pagará adicional noturno a partir de janeiro.
O Sindicato ainda cobra a resolução de problemas como o não pagamento de horas extras; acúmulo de função; jornada estendida por mais de seis dias sem folga; falta de clareza na compensação de folgas; ausência de equipamentos de proteção individual; estagiários desempenhando trabalho de jornalista; falta de ergonomia e equipamentos ultrapassados. A empresa demitiu 30 profissionais no Rio este ano.