Uma reivindicação histórica dos jornalistas brasileiros foi oficialmente retomada na última quarta-feira (30/5), na Câmara dos Deputados. Trata-se da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas. A iniciativa, do deputado federal André Moura (PSC-SE), busca aprovar o Projeto de Lei 2960/2011, que institui, pela jornada de 30 horas semanais, o salário mínimo de R$ 3.270 – reajustado pela inflação – à toda categoria.
“Com a criação desta Frente Parlamentar, estamos dando um passo fundamental para concretizar o piso da categoria”, destaca a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, Suzana Blass, que esteve presente na cerimônia no Salão Verde da Câmara. Parlamentares que coordenam a frente em regiões do País também compareceram.
Atualmente, o PL 2960/11 foi apensado ao 3981/08. A primeira batalha do grupo será desapensar a matéria, garantindo vida própria ao projeto. Por enquanto, as propostas tramitam em caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara