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segunda-feira, novembro 25, 2024
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A hora é essa: tem início a campanha salarial de 2013

Jornalista: chegou a hora de definir o que vamos levar à mesa de negociação diante dos empresários de rádio, TV, jornal e revista. A campanha salarial 2013 da categoria tem início neste mês, com assembleia marcada para terça-feira (11/12), ao meio-dia, no auditório do Sindicato dos Jornalistas (Evaristo da Veiga 16/17º andar, Cinelândia).
Pagamento de horas extras, tíquete-refeição, segurança em áreas de risco e reajuste real nos salários são, por exemplo, assuntos que entrarão na pauta. Ao longo de 2012, muitas empresas, como Rede Globo e jornal o Dia, tiveram que responder – no Ministério Público ou na Superintendência do Trabalho – sobre jornadas de trabalho acima da lei e problemas no banco de horas. Vamos dar um basta a estas irregularidades. E fazer com que os empresários do setor, que faturaram alto em 2012, dividam os lucros com seus empregados.
Os acordos coletivos – de jornal e revista, e de rádio e TV – têm data-base em fevereiro. Por ora, a projeção do Banco Central para a inflação vai até dezembro, com fechamento em 5,97% (INPC). A partir desse índice, durante a assembleia, na terça-feira (11/12), os jornalistas vão definir os valores que serão negociados com os patrões – em busca de aumento real e reposição das perdas salariais acumuladas há mais de uma década.
Na última negociação salarial, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizou pesquisa a pedido do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio para quantificar as perdas salariais da categoria. O reajuste necessário, à época, para repor o poder de compra nos últimos dez anos foi de 12%.
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