Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioDestaque 2Inquérito sobre jornalista assassinado chega ao MP

Inquérito sobre jornalista assassinado chega ao MP

Os depoimentos agendados para esta semana pela 88ª Delegacia de Polícia, em Barra do Piraí, podem ajudar a esclarecer o assassinato do jornalista Mario Randolfo Marques Lopes (foto) e da companheira dele, Maria Aparecida Guimarães, na madrugada de 9 de fevereiro. Passados 40 dias do crime, personalidades influentes de Vassouras, cidade onde o repórter atuava, serão ouvidas pelo delegado José Salomão de Omena.
“Pessoas importantes do município já foram intimadas. É preciso cruzar informações, juntar provas técnicas”, explica Omena. Mario Randolfo editava o Vassouras na Net, site onde publicava textos com acusações a políticos e magistrados da cidade. Segundo o delegado, estas matérias servem de pistas para a investigação. No início de março, após algumas representações, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público.
Mario Randolfo e Maria Aparecida foram sequestrados na casa dela, no Centro de Barra do Piraí, e assassinados numa estrada do município, no Sul do Estado do Rio. Em julho de 2011, ele havia sobrevivido a um atentado, no Centro de Vassouras.
Gelson Domingos
Enquanto isso, a investigação sobre o assassinato de outro jornalista, o repórter cinematográfico, Gelson Domingos, parece estar emperrada. Familiares e amigos não têm perspectivas da prisão do traficante que matou Gelson com um tiro de fuzil , no dia 6 de novembro do ano passado, na favela de Antares, Zona Oeste do Rio.
No início de fevereiro deste ano, o delegado responsável pela Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa, garantiu ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro que a investigação e captura do assassino de Gelson eram prioridades. “Vamos concluir o inquérito em dez dias”, afirmou ele no dia 2 de fevereiro.
Tanto o Sindicato dos Jornalistas como familiares do repórter cinematográfico seguem em contato com a Delegacia de Homicídios e com a assessoria da Polícia Civil. Porém, até agora, não há resposta sobre o caso.
Paulo Roncaro
Já no Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil do município de Ponta Porã informou, semana passada, ter ouvido 16 pessoas sobre a morte de Paulo Roncaro, jornalista executado em emboscada no dia 12 de fevereiro, no Centro da cidade. O crime, assim como no caso de Mario Randolfo, tem claras motivações políticas. A Polícia pediu prorrogação de 30 dias para concluir o inquérito.
Foto: Arquivo pessoal
LEIA MAIS: Polícia Federal deve investigar crimes contra os jornalistas

Mais notícias