Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024

MULHERES NEGRAS CRISTÃS E HELENA TEODORO SERÃO HOMENAGEADAS

O Fórum de Mulheres Negras Cristãs será homenageado dia 22 julho, sábado, ao meio-dia, no evento híbrido pela passagem dos 20 anos da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJMRJ) na Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar. O Fórum foi parceiro no primeiro evento da Cojira Rio ocorrido em dezembro de 2003 cujos temas eram jornalismo e direitos humanos. Representando esta organização a professora e doutoranda em Educação, Ana Gomes, e a teóloga Maria da Fé Viana.

HELENA THEODORO

Com pós-doc na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Helena Theodoro começou sua carreira como radialista na Rádio MEC, ainda adolescente, aos 15 anos. Por sua versatilidade, assumiu várias funções, entre elas a de redatora e produtora, sendo a primeira coordenadora do projeto Minerva, de Educação à Distância. Criativa e versátil, produziu infantis (Cantinho Musical), musicais (Faixa Autoral) e entrevistas.

Entre os programas que criou estão o “Samba na Palma da Mão” e “Origens”, dedicados às culturas e histórias afro-brasileira e do continente africano. “Comecei a fazer programas de músicas africanas e houve algo interessante nos anos 1980: a criação do programa Origens, junto com a Sociedade de Cultura Negra no Brasil (Secneb), de Salvador, com o Mestre Didi, que concebeu a vinheta. Eu colocava no ar os contos de Mestre Didi ‘radiofonizados’, e falava sobre as culturas negras, sobre quilombos, sobre o nosso tipo de resistência.

Além de entrevistar personalidades negras”, disse Helena em depoimento à Rádio MEC pela passagem de seus 80 anos. Na entrevista no próximo sábado, Helena Theodoro falará dessas incríveis experiências e quem foi seu grande mentor, o Mestre Didi Asipá.

Mais notícias