Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasEBC deve fazer concurso para jornalista sênior

EBC deve fazer concurso para jornalista sênior

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, pretende alterar o plano de carreira de seus funcionários e realizar concurso com cargo de jornalista sênior. Estas ideias foram expostas no último sábado (5/5), em encontro aberto com cerca de 50 jornalistas da Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp) intermediado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
Durante a reunião, no auditório do Sindicato, o presidente da EBC falou sobre o fim do contrato da Associação com a EBC, no final do ano que vem. “Este ano, o repasse para a Acerp é de R$ 50 milhões, ano que vem será de R$ 30 milhões e, no outro ano, não terá repasse algum”, destaca Breve. Ele não prometeu absorver todos os atuais funcionários da Acerp, e disse que faria o possível “dentro do limite da lei”.
A reunião do último sábado foi agendada após solicitação de jornalistas da Acerp ao Sindicato, diante da indefinição sobre o futuro da Associação. Alguns jornalistas falaram de suas preocupações diretamente ao presidente da EBC. Os profissionais trabalham sem saber o que poderá acontecer, num clima de insegurança muito grande que contamina a redação. “É como se estivessem todos com um aviso prévio de dois anos”, lamentou um dos funcionários presente ao encontro.
O Sindicato dos Jornalistas, junto com empregados da Acerp, vai agora marcar uma reunião com a direção da Associação. O objetivo é garantir que os profissionais recebam os direitos trabalhistas, caso aconteçam demissões, e que a Acerp, que é independente, procure um futuro após o fim do contrato com a EBC. “Não está ao alcance da EBC resolver o problema da Acerp. As coisas estão sendo pensadas pela Associação e os jornalistas têm que participar dessas decisões”, opina Breve.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Suzana Blass, lembrou que a definição do futuro dos funcionários da Acerp é uma bandeira antiga da entidade. O assunto havia sido tema de reunião entre Tereza Cruvinel, ex-presidente da empresa, e a direção do Sindicato, em dezembro de 2008.
“O encontro de Nelson Breve com os jornalistas foi fundamental para garantir transparência às mudanças e ao fim do contrato entre a empresa e a Acerp”, destaca Suzana.
Concursos
Após seu último concurso, em setembro do ano passado, a EBC vem convocando 146 jornalistas aprovados. O presidente da empresa garantiu que todos serão lotados conforme o edital – que permite prazo de dois anos, renováveis por mais dois, para todo o processo. Depois disso, destaca Breve, há possibilidade de novas provas, estas mais voltadas para o perfil de profissionais em funções mais específicas, como pauteiro e editor, por exemplo. A seleção levaria em conta também a experiência do profissional e contaria com entrevista. A estimativa para isso, segundo Breve, é para o ano que vem.
Funcionários
A EBC fechou o ano passado com 50% de concursados em seu quadro de funcionários. Para este ano, o balanço deve chegar a 60% e, no ano que vem, 70%, conforme exigido por lei. “Este é o maior desafio que temos pela frente: fazer o processo de transição. Se este projeto fracassar, acabou a gestão e nos restará administrar danos”, afirma Breve.
Ele ainda lembrou que, após o ano que vem, a EBC só poderá ter contrato com terceirizados nos “acordos de rede”, aqueles em regiões do Brasil onde a estrutura da empresa não chega e, em função disso, há equipes que são pagas para produzir material. “A Acerp tem que encontrar uma saída. Nós vamos fazer esforço para absorver aqueles que queiram ficar, mas sempre no limite da lei”, completa.
Escola de Comunicação
Nelson Breve também expôs as movimentações feitas com o objetivo de fundar a Escola Nacional de Comunicação Pública. O projeto, que tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), deve reforçar a área acadêmica de comunicação no País. A ideia foi exposta numa reunião do Conselho Curador da EBC em março deste ano e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Universidade de Brasília (UnB).

Mais notícias