Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasJá entrou em contato com seu senador hoje?

Já entrou em contato com seu senador hoje?

São grandes as chances de a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/09, que restabelece a exigência do diploma de Jornalismo, ser colocada em votação no Senado antes do recesso parlamentar. Pelo menos foi o que a presidência da Casa garantiu à diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A questão agora é quórum.
Para que se alcance o número mínimo de votos favoráveis (49) é preciso pressionar os senadores para que estejam presentes em plenário nas próximas semanas. Nas últimas sessões, a PEC do Diploma esteve em pauta, mas em função das festas juninas, da CPI do Cachoeira e da própria Rio+20 muitos parlamentares se ausentaram das votações.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio mantém contato com os senadores do estado para que eles estejam em Brasília e garantam a aprovação da proposta.
Aqui, link para a lista de e-mails e telefones dos senadores. Ligue, envie mensagem, interaja nas redes sociais, pressione e garanta a volta da exigência do diploma de Jornalismo.
Em Brasília, o diretor da Fenaj José Carlos Torves lembra que a PEC tem preferência para votação. “Um acordo de líderes na semana passada colocou a proposta entre as prioridades antes do recesso parlamentar”, explica o jornalista.
Já na próxima semana, a partir do dia (26/6), os senadores devem voltar a plenário para avaliar duas medidas provisórias do governo que trancam a pauta. Na sequência, entraria a matéria referente ao diploma de Jornalismo. Serão duas semanas decisivas para o futuro da proposta, que foi aprovada em primeiro turno em novembro do ano passado. Após esta aguardada segunda aprovação, a matéria segue para a Câmara.

Mais notícias