Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 30, 2024
InícioCOJIRAPrêmio propõe a prática de um novo jornalismo

Prêmio propõe a prática de um novo jornalismo

A prática de um jornalismo mais plural e alinhado à diversidade brasileira é uma das metas do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Lançado em 2011, a premiação oferece R$ 35 mil distribuídos em sete categorias (mídia impressa, rádio, televisão, fotografia, mídia alternativa ou comunitária, internet e especial de gênero) para jornalistas que se dedicarem a dar visibilidade aos problemas que afetam a população negra no Brasil. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 31 de julho.
De acordo com a coordenadora do Prêmio, Angélica Basthi, a inclusão, na pauta jornalística, de temas que contribuam para o combate ao racismo e a escolha de imagens alinhadas à diversidade da população brasileira para ilustrar uma reportagem estão entre os principais desafios da mídia brasileira atualmente.
“Não há dúvidas que dar visibilidade à população negra, reconhecê-la como sujeito de voz ativa na sociedade, discutir os seus problemas, buscar soluções e representá-la de forma equilibrada e positiva é o que há de mais novo e desafiador para o jornalismo brasileiro”, destaca ela. “E o Prêmio Abdias propõe estimular a prática deste novo jornalismo”, completa.
De acordo com Angélica, a repetição de estereótipos sobre a população negra na mídia provocam o retardamento do debate público qualificado sobre as práticas contemporâneas do racismo no País. “A mídia não tem o poder de entrar na mente de ninguém, mas tem influência na agenda pública. O Brasil não irá alcançar uma democracia madura sem discutir a questão racial. Além disso, a desigualdade impacta negativamente no desenvolvimento econômico do país. O jornalismo pode contribuir com reportagens bem apuradas e com dados estatísticos para esclarecer a população”, atesta.
Para concorrer nesta segunda edição do Prêmio, os jornalistas devem ter publicado ou veiculado matérias entre 1º de maio de 2011 e 31 de julho de 2012. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site.
O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. E conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), das demais Cojiras que atuam no Distrito Federal, São Paulo, Alagoas, Paraíba e Bahia, do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros (do Rio Grande do Sul) e do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.
Mais informações: premioabdiasnascimento@gmail.com

Mais notícias