Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasAntes do recesso: PEC pode ir à votação na terça

Antes do recesso: PEC pode ir à votação na terça

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009 estará entre as matérias a serem apreciadas no Senado na próxima terça-feira. O anúncio foi feito em plenário pela senadora Marta Suplicy (PT/SP), que presidiu a sessão na última quarta-feira (4/7). A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) prepara ações para assegurar a votação e aprovação da matéria, que restabelece a exigência do diploma de Jornalismo.
Após as movimentações da comitiva de jornalistas – que envolveu representantes de vinte sindicatos da categoria, entre eles o do Município do Rio de Janeiro – havia um forte indicativo de que PEC dos Jornalistas fosse votada durante a sessão de quarta-feira.
Diversas matérias foram analisadas em plenário, entre elas a PEC 103/12, de regulamentação do comércio eletrônico, e a PEC 86/07, do voto aberto para cassação de mandato. Pelas articulações de lideranças, a PEC dos Jornalistas seria a seguinte. No entanto, como a sessão se arrastou para além das 19 horas, o quorum foi diminuindo.
“Para não correr riscos com a redução do quorum, o autor e o relator da proposta costuraram um novo encaminhamento, que foi anunciado no plenário pela mesa diretora da sessão, pra votar na semana que vem”, informa José Carlos Torves, diretor da Fenaj que acompanhou os trabalhos no Senado juntamente com a comitiva dos jornalistas. O recesso parlamentar tem início no dia 19 de julho.
Representando o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio em Brasília, a diretora Sonia Gomes falou com parlamentares do Rio no Congresso.“Reforçamos o pedido para que os senadores estejam em plenário e votem a favor da nossa PEC”, conta ela.
Foto: Pedro França/Agência Senado
Com informações da Fenaj

Mais notícias