Sindicato dos Jornalistas

domingo, maio 5, 2024
InícioNotíciasIrregularidades na RedeTV! Rio são alvo do MP

Irregularidades na RedeTV! Rio são alvo do MP

A unidade carioca da RedeTV! tem até o dia 16 de agosto para apresentar documentos ao Ministério Público do Trabalho que comprovem o pagamento de FGTS de seus funcionários, a contratação correta de repórter cinematográfico e operador de câmera e a função de seus estagiários.
Este material foi solicitado pelo procurador Marcelo Fernandes da Silva na manhã da última segunda-feira (16/7), durante audiência entre a emissora e o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio. A entidade denunciou a empresa na Procuradoria Regional do Trabalho após tomar conhecimento de graves irregularidades.
“As denúncias dão conta, por exemplo, de que estagiários são usados como mão-de-obra na substituição de profissionais, e que jornalistas entram em férias sem receber salários”, destaca o diretor do Sindicato dos Jornalistas Rogério Marques, que compareceu à audiência no MP.
Nos últimos meses, a RedeTV! atrasou ainda o tíquete-refeição dos funcionários. A lista de irregularidades é longa e não se concentra apenas no Rio. Em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, assim como na capital fluminense, o salário de junho foi depositado apenas na última quinta-feira (12/7).
Na sexta-feira (13/7), representantes do Sindicato dos Jornalistas foram até a sede da emissora, em Botafogo, para entregar material informativo sobre a denúncia ao Ministério Público aos profissionais da redação. A direção da empresa, no entanto, proibiu a entrada dos sindicalistas no local.
O inquérito civil do Ministério Público do Trabalho sobre a RedeTV! a partir de denúncia do Sindicato dos Jornalistas é o de número 001761.2012.01.000/0.

Mais notícias