Sindicato dos Jornalistas

domingo, maio 5, 2024
InícioNotíciasComeçam os preparativos para curso de segurança

Começam os preparativos para curso de segurança

Técnicos do International News Safety Institute (Insi) vão apresentar relatório apontando medidas necessárias para aumentar a segurança dos jornalistas em coberturas em áreas de risco no Rio de Janeiro. Este documento – uma reivindicação do Sindicato dos Jornalistas – será divulgado após um curso que a entidade internacional vai ministrar na cidade a profissionais de veículos de comunicação, em agosto.
Na última segunda-feira (16/7), o diretor do Insi Rodney Pinder, da Inglaterra, se reuniu com Rogério Marques, representante do Sindicato dos Jornalistas. Também participaram do encontro a diretora-executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Veridiana Sadeh, e a instrutora do curso, uma ex-oficial das Forças Especiais Britânicas. Na ocasião foram debatidos os treinamentos que devem ser passados aos profissionais da imprensa durante as aulas.
“Foi levantada ainda a possibilidade da criação de um manual de segurança específico para os jornalistas da cidade do Rio de Janeiro”, diz Rogério Marques, lembrando que os especialistas vão apontar o equipamento de segurança necessário para equipes de reportagem em áreas de risco, como o colete à prova de balas adequado.
Nas negociações do acordo coletivo de trabalho deste ano, os donos de veículos de comunicação se recusaram a incluir no texto cláusula que obriga os veículos de comunicação a fornecerem esse tipo de material.
O curso do Insi é custeado pelas próprias empresas, que escolhem, entre seus funcionários, quem irá participar das aulas. Ainda este ano, o Insi vai promover o chamado Treinamento de Treinadores, que deve capacitar 12 profissionais brasileiros a passar ensinamentos semelhante ao que vai acontecer em agosto.

Mais notícias