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terça-feira, maio 7, 2024
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Empresas faturam alto. Será que vão repartir o bolo?

Enquanto propõem aos jornalistas reajuste salarial de 6%, as receitas publicitárias dos veículos de comunicação crescem mais que o dobro deste índice. No primeiro semestre, as empresas de TV do Rio aumentaram em 15,67% seus rendimentos, as de jornal 11,83% e as de rádio 13,14%.
Os dados – divulgados com certa proximidade do início da campanha salarial dos jornalistas, em dezembro – são do Projeto InterMeios e repassados conforme informações dos próprios veículos. No total, nos seis primeiros meses deste ano, o setor de televisão do Rio de Janeiro faturou R$ 1,09 bilhões. Este montante representa 11% das verbas publicitárias das emissoras de todo o Brasil.
Para o setor de jornal impresso carioca, apesar da lamentação constante dos empresários – que apontam redução de vendas em função da Internet –, as verbas também continuam subindo. No Rio, cresceram 11,83%. São R$ 389,6 milhões em investimento publicitário para o setor.
Aliado a isso, os veículos de comunicação contam com um novo aporte financeiro, o lucro online. No Brasil, foram R$ 738,8 milhões a partir das mídias digitais. Um aumento de 18,14%. “Os números mostram que as empresas não valorizam os profissionais, determinantes no processo de produção, mas que não são contemplados no momento da distribuição de lucros”, diz a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, Suzana Blass.
A inflação acumulada no primeiro semestre de 2012 ficou em 2,9%. Já no acumulado de julho do ano passado até julho deste ano, o índice é de 5,3%. Enquanto seus lucros crescem a cada anos, os donos de veículos de comunicação no Rio chegam à mesa de negociação para reajustar salários oferecendo apenas o índice da inflação.
Diante dos números apresentados pela comissão de negociação do Sindicato, comprovando que os salários dos jornalistas tiveram perdas nos últimos anos, os representantes dos patrões limitam-se a repetir a velha frase: “É o que as empresas podem pagar.”
Confira aqui comparação de índices.
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