Sindicato dos Jornalistas

domingo, maio 5, 2024
InícioNotíciasFim de ano na Record já tem seis demissões

Fim de ano na Record já tem seis demissões

Sem apresentar vontade alguma em remanejar os profissionais para mantê-los na casa, a Record Rio demitiu, pelo menos, quatro jornalistas e dois radialistas nesta segunda-feira (26/11). Em época de fim de ano, e em meio a reclamações sobre problemas no banco de horas e contratação via PJ, a emissora deixa gritar sua insensibilidade.
Além dos seis profissionais, um estagiário de Jornalismo – que tinha contrato até dezembro – também foi dispensado. A emissora, em resposta ao Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, diz que não foi possível manter na empresa os profissionais depois do fim de produção carioca do programa Record News. A grade foi ocupada por São Paulo.
Na quarta-feira (28/11), o Sindicato tem mesa-redonda marcada com a emissora no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para tratar das mudanças no banco de horas da empresa, que indignaram os jornalistas. As recentes demissões também serão colocadas em pauta.
Numa primeira reunião, no início do mês, a Record se comprometeu a apresentar demonstrativos de folha de ponto de empregados ao Sindicato e à Superintendência do Trabalho. Desde a metade do ano, quando promoveu uma reorganização interna, a emissora deixou de pagar em dobro os feriados trabalhados, passando a compensar com folgas dentro do prazo de 90 dias.
*Atualização às 18h41 do dia 28/11: Na mesa-redonda entre o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e a Rede Record, na quarta-feira (28/11), na Superintendência do Trabalho, representantes da empresa afirmaram que não podem garantir mais do que um final de semana de folga aos jornalistas. Além disso, ficaram de enviar novamente amostras da folha de ponto dos trabalhadores. Como a Record não paga o feriado trabalho, é obrigada a dar folga aos profissionais no prazo de 90 dias.
Devido às demissões anunciadas recentemente, e com a mudança na presidência da sede carioca da emissora, o clima é de tensão entre os funcionários da Record. A empresa afirma ter dispensado quatro jornalistas, mas informações da redação dão conta de mais de dez profissionais.

Mais notícias