Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasJornalistas da EBC no Rio aprovam proposta de acordo

Jornalistas da EBC no Rio aprovam proposta de acordo

Na tarde da última quarta-feira (12/12), jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio aprovaram a proposta do governo federal para encaminhar a assinatura do acordo coletivo 2012-2013. A assembleia ocorreu em frente ao prédio da TV Brasil, na Avenida Gomes Freire, Centro.
As negociações entre a direção da EBC e os trabalhadores, que têm data-base em 1º de outubro, começaram em setembro, em Brasília.
O reajuste salarial acabou sendo definido apenas pela inflação no período (5,45%), sem aumento real. Os avanços na negociação foram no tíquete-refeição, com reajuste de 12%, na elevação de 40% para 60% do número de cargos de coordenação ocupados por trabalhadores concursados, e no aumento salarial de 20% para deficientes físicos.
Esta contraproposta, apresentada aos funcionários na última segunda-feira (10/12), foi aprovada também pelos trabalhadores do Distrito Federal, em assembleia na tarde desta quarta-feira.
Os funcionários lotados na capital carioca buscam ainda fortalecer a luta por um Plano de Cargos e Salários e criar um Grupo de Trabalho dos Jornalistas da EBC no Rio. Este GT, que deve funcionar no Sindicato, vai construir uma pauta completa de reivindicações e traçar uma tática de luta para o ano de 2013.

Mais notícias