Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasSeminário no RS debate violência contra jornalistas

Seminário no RS debate violência contra jornalistas

Representantes do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio estarão neste fim de semana (18 e 19/1) em Porto Alegre para o Seminário Internacional Direitos Humanos e Jornalismo. O evento é organizado pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe e tem apoio do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.
Palestrantes de vários países – como Argentina, Brasil e Panamá, vão participar das mesas de debates – no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, no Centro da capital gaúcha. O último nome a acertar participação foi o delegado licenciado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), deputado federal por São Paulo.
“Teremos representantes do Itamaraty, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre outras autoridades”, conta Celso Schröder, presidente da Fenaj. Segundo ele, a ideia é fazer um grande debate sobre a situação da violência contra os jornalistas na América Latina, da mais extrema às sutilezas do dia a dia.
“Vamos fazer um levantamento da realidade contemporânea para produzir mecanismos de combate à violência. O nexo será com as violências históricas no Brasil, principalmente”, destaca. A instalação da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros está prevista para o primeiro dia do evento. As inscrições podem ser feitas através do telefone 51-3226-0664.
PROGRAMAÇÃO
18 de janeiro
8h30min – 9h15min – Saudações de boas vindas
– Beth Costa, FIJ
– Celso Schroder, Fepalc /Fenaj
– José Maria Rodrigues Nunes, SindJorRS
9h15min – 11h – Painel 1 ‘A violência contra jornalista na perspectiva dos direitos humanos’
– JimBoumelha, FIJ
– Catalina Botero, relator sobre  Liberdade de Expressão da OEA
– Gilnei Viana, coordenador-geral do Projeto Direito à Memória e à Verdade, SDH da Presidência da República do Brasil
– Liliam Chagas de Moura, Conselheira, Subchefe da Assessoria de Imprensa do Itamaraty
11h15min – 13h – Painel 2 ‘Quando o Estado é o agente violador: as ditaduras e a atuação dos agentes de segurança pública nas democracias’
– Claudio Fonteles, Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Brasil
– Fernando Lugo, Paraguai
– Marcelo Duhalde, diretor de Imprensa e Comunicação do Arquivo Nacional da Memória e da Secretaria de Direitos Humanos da Argentina.
– Juan Guzmán / Ernesto Carmona, Chile
– Javier Miranda, director nacional de DDHH: Uruguai
14h15min – 15h15min – Painel 3 ‘A ausência do Estado e a violência social contra jornalistas: do crime organizado aos detentores de poder localizado’
– Jesús Murillo Karam
Andrés Villamizar, chefe da Unidade Nacional de Proteção, Colômbia.
– Deputado federal Protógenes Pinheiro de Queiroz – Brasil – Autor do Projeto de Lei 1.078 que altera a Lei 10.446, de 08 de maio de 2002, para dispor sobre a participação da Polícia Federal na investigação de crimes em que houver omissão ou ineficiência das esferas competentes e em crimes contra a atividade jornalística.
15h45min – 17h15min – Painel 4 ‘A violência cotidiana das redações: censura interna, autocensura, pressões políticas e econômicas que afetam a produção jornalística e a saúde dos jornalistas’
– Fenaj
– Grisell Betancourth, ex-presidente do Colégio Nacional de Jornalistas, repórter do jornal Crítica, do Panamá.
18h – Instalação da Comissão Paritária entre os Sindicatos Proprietários de Jornais e Revistas do RS, das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul que tratará das ações para melhoria da saúde, segurança e qualidade de vida dos jornalistas gaúchos.
19h – Lançamento da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros
19 de janeiro
9h – Painel 5 Crimes contra jornalistaS: ditaduras e repressões na América Latina.
– Élia Baltazar, jornalista México
– Mauricio Weibel, jornalista, correspondente da DPA, Chile
– Roger Rodríguez, periodista e investigador, Uruguay
10h45min – Grupo de Trabalho ‘O porquê da violência contra jornalistas e como enfrentar o problema: possíveis soluções para as causas mais comuns da violência’
Grupo 1 – Argentina, México, Brasil, Chile
Grupo 2 – Colômbia, Peru, República Dominicana, Panamá
Grupo 3 – Costa Rica, Haiti, Paraguai, Venezuela, Uruguai
14h15min – Apresentação dos relatórios dos GT
15h30min – Encerramento
LEIA MAIS: Fenaj instala Comissão da Verdade em janeiro

Mais notícias