Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, maio 2, 2024
InícioNotíciasJornalistas de TV e rádio dizem “não” à contraproposta

Jornalistas de TV e rádio dizem “não” à contraproposta

O recado dos jornalistas para os empresários de rádio e TV é enfático: a categoria não aceita índice de reajuste que não reponha as perdas da inflação e exige que o pagamento dobrado de feriados trabalhados esteja previsto no acordo coletivo.
Em assembleia na noite da última terça-feira (5/3), no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, os profissionais ratificaram pesquisa online do Sindicato. No levantamento, colocado à disposição nas duas últimas semanas na Internet, 98% rejeitaram a contraproposta dos empresários.
Além disso, ficaram definidas como prioridades o reajuste acima da inflação (o INPC fechou em 6,63% na data-base da categoria) e o pagamento dos feriados em dobro.
A contraproposta dos empresários, apresentada à categoria em 21 de fevereiro, oferece reajuste no salário e no tíquete-refeição de apenas 6,20%, índice acima da inflação registrada pelo IPCA (6,15%), mas muito abaixo do INPC ou da inflação regional (7,02%, também pelo INPC).
Uma nova rodada de negociação entre trabalhadores e empresários de rádio e TV está marcada para esta quinta-feira (7/3). E, no dia 12 de março, ocorre reunião entre os jornalistas e os representantes patronais de jornal e revista.
Confira na tabela a seguir o que foi proposto inicialmente pelos jornalistas e o que foi oferecido pelos patrões.

Mais notícias