Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasFuncionários da EBC protestam por plano de carreiras

Funcionários da EBC protestam por plano de carreiras

Na tarde da última quinta-feira (25), os funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro, São Paulo e nas sedes, em Brasília, fizeram um ato em favor da aprovação imediata da revisão do plano de carreiras com a participação efetiva dos funcionários/as. O protesto ocorreu em frente ao prédio da TV Brasil, na Avenida Gomes Freire, Centro.
Com a participação do Sindicato dos Jornalistas do Município e dos Radialistas do Rio de Janeiro, os empregados/as da EBC, vestidos de azul e com fita amarela, cobraram da empresa assinatura imediata do contrato com a Fundação FIA, que fará a consultoria de revisão do plano. Conforme consta do acordo coletivo assinado pela direção EBC, a revisão do plano deve sair em 2013.
O ato foi aprovado em assembleia no último dia 18 de abril, quando foi aprovada a participação dos empregados/as na definição da metodologia de revisão do plano, prestação de contas periódicas pela consultoria e a criação de um Grupo de Trabalho nas praças. O GT discutirá uma proposta interna de plano, também chamado de Plano de Empregos, Cargos e Salários (Pecs).
De acordo com a Comissão de Empregados da EBC, o novo plano de carreiras deve garantir remuneração adequada, permitir que as pessoas tenham mobilidade dentro das carreiras e estabelecer critérios objetivos para a evolução funcional, acabando com as gratificações dadas sem critério e instituindo as gratificações para as funções de mais complexidade.
Durante o protesto, o diretor do Sindicato dos Jornalistas Bruno Cruz disse que “a luta dos trabalhadores da EBC por um Plano de Carreiras é legítima e urgente, por isso a assembleia decidiu pela realização deste ato hoje aqui, mesmo sabendo que a situação dos colegas da Acerp, que construíram e constroem a TV Pública junto conosco, é delicada. Somos solidários aos colegas da Acerp, não concordamos com a maneira que a empresa vem tartando a questão, mas não abrimos mão de um Plano de Carreiras, até porque entedemos que as lutas dos funcionáriosda EBC e da Acerp não são concorrentes”.
Problemas da Acerp serão alvo de mais um protesto na próxima semana, na TV Brasil. O presidente do Sindicato dos Radialistas Miguel Walter Costa afirmou que a empresa, prestadora de serviço da EBC, continua “praticando banco de horas negativas” para pressionar funcionários/as. “Isso não existe na lei. Horas previstas em contrato e não trabalhadas devem ser abonadas”, disse.

Mais notícias