Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasEBC e Acerp vão responder por dupla função

EBC e Acerp vão responder por dupla função

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – serão convocadas para mesa-redonda na Delegacia Regional do Trabalho.
O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e o Sindicato dos Radialistas do Estado protocolaram neste mês de maio denúncia ao Ministério do Trabalho sobre acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são coagidos a atuar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. O auxiliar de câmera é uma função de radialista que consiste, entre outras tarefas, na montagem de equipamento.
Em janeiro, o Sindicato dos Jornalistas já havia questionado as duas empresas sobre o problema. A EBC projetou a contratação de auxiliares de câmera na TV Brasil no Rio de Janeiro, mas não deu prazo para a lotação dos novos concursados.
Como nada foi resolvido, uma mesa-redonda, mediada pelo Ministério do Trabalho, foi solicitada pelos sindicatos. No dia 7 de maio o problema se agravou com a demissão dos motoristas contratados pela Acerp que assumiam a função de auxiliares de câmera.
A Delegacia Regional do Trabalho deve marcar nas próximas semanas a reunião conjunta, entre os sindicatos, Acerp e EBC. Também devem ser discutidos outros pontos do acordo coletivo descumpridos pela EBC.
Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos. Em agosto de 2011, a contratação de repórteres cinematográficos como operadores de câmera foi discutida em mesa-redonda. O problema, que envolvia 12 jornalistas, foi solucionado em março de 2012, com a Acerp regularizando o contrato de trabalho.
LEIA MAIS: Funcionários da EBC protestam por plano de carreiras
Texto atualizado em 13 de maio de 2013, às 12h23.

Mais notícias