Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasPrédio da ABI é invadido e danificado

Prédio da ABI é invadido e danificado

O prédio histórico da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na Rua Araújo Porto Alegre, no Centro do Rio de Janeiro, foi invadido na madrugada da última quarta-feira (15 de maio). Os criminosos, que teriam subido no edifício por meio de andaimes, arrombaram a porta de uma das salas do sétimo andar, onde fica a administração. Duas máquinas fotográficas foram levadas. Um dia antes, de acordo com funcionários, o local teve problemas de energia elétrica.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia essa misteriosa invasão à sede da ABI e espera investigação célere sobre o caso por parte das autoridades.
A Associação Brasileira de Imprensa, fundada em 1908, tem histórico de luta em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos – e segue denunciando constantemente as torturas e outros crimes cometidos pela ditadura militar no Brasil. O jornal da entidade tem publicado relatos de presos políticos que foram alvos do Exército nas décadas de 1960, 70 e 80.
O mesmo sétimo andar do edifício da Araújo Porto Alegre foi alvo de uma bomba, que explodiu na manhã do dia 19 de agosto de 1976. Na ocasião, um grupo chamado Aliança Anticomunista Brasileira assumiu a autoria do ataque por meio de panfletos. No mesmo dia, um outro artefato explosivo foi deixado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também no Rio, mas este não chegou a explodir. Confira aqui uma das páginas do Jornal do Brasil, do dia 20 de agosto de 1976, com a cobertura destes casos.

Mais notícias