Sindicato dos Jornalistas

domingo, maio 5, 2024
InícioNotíciasSindicatos reforçam pedido por ação sobre Record

Sindicatos reforçam pedido por ação sobre Record

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e o dos Radialistas do Estado fizeram novo apelo, nesta semana, por fiscalização e ação do Ministério Público do Trabalho sobre a Rede Record. A emissora dispensou mais de 400 profissionais na última segunda-feira (5 de junho). A maioria trabalhava no RecNov, onde funcionam os estúdios de novela. No total, só em 2013 já são mais de 500 trabalhadores demitidos – 25 deles jornalistas.
Os dois sindicatos querem que a Procuradoria do Trabalho impeça na Justiça essa demissão em massa promovida pela empresa de Edir Macedo. Em reunião no dia 22 de março, após três protestos diante da sede da Record, em Benfica, os sindicatos denunciaram as dispensas – que naquela época não tinham tomado a proporção atual – e a precarização do trabalho por contratação de profissionais via pessoa jurídica.
E foi justamente buscando a intensificação desse tipo de fraude trabalhista que a Rede Record dispensou os mais de 500 trabalhadores – a maioria com carteira assinada. “Aguardamos do Ministério Público uma atitude que estanque as demissões em massa e cancele aquelas já promovidas”, destaca a mensagem enviada pelo Sindicato dos Jornalistas.
Ao contrário do que orienta a Justiça do Trabalho em casos de grande dispensas, em nenhum momento os representantes sindicais foram chamados para uma reunião. Em paralelo, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo também atua sobre a empresa, já que o clima na redação paulistana é péssimo diante de rumores sobre demissões.
LEIA MAIS: Rede Record demite mais 20 e vai ser investigada por MP
LEIA MAIS: Record demite mais 100, um dia depois do 1° de maio
*Atualização às 15h10 de 10 de junho de 2013: O Ministério Público do Trabalho confirmou audiência com o Sindicato dos Jornalistas sobre as demissões na Rede Record para o dia 12 de junho de 2013.

Mais notícias