Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, maio 2, 2024
InícioDestaque 2Jornais e revistas: assembleia vai dizer se aceita acordo

Jornais e revistas: assembleia vai dizer se aceita acordo

Os jornalistas cariocas definem, a partir das 12h30min desta quinta-feira (13 de junho), sua posição sobre a contraproposta do acordo coletivo 2013 de jornais e revistas. Os empresários enviaram, na semana passada, os seguintes termos para a convenção que serão debatidos na assembleia no Sindicato dos Jornalistas (Evaristo da Veiga 16/17º andar, Cinelândia):
– reajuste de 6,63% aplicados sobre os salários vigentes em janeiro de 2013, pagos de fevereiro a maio deste ano
– reajuste de 7% aplicados sobre os salários de janeiro de 2013 pagos de junho deste ano a janeiro de 2014
– inclusão, no acordo coletivo, de cláusula que exclui do pagamento da PLR acertada no acordo as empresas que têm programa próprio de participação nos lucros.
É importante frisar que este último item prejudica muito os jornalistas do Infoglobo (O Globo, Extra e Expresso). O objetivo da empresa é retirar o abono anual que os jornalistas recebem.
Caso esta cláusula sobre a PLR seja excluída do acordo, os patrões assinam a convenção apenas com o reajuste de 6,63% sobre todos os salários, de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
Os empresários de impresso do Rio enviaram essa proposta depois de seguirem em silencio por três semanas – evitando responder a questionamentos do Sindicato. E isso quando as negociações já chegam ao quinto mês, enquanto o acordo coletivo de radiodifusão já foi assinado há três meses.
Participe da assembleia, a partir das 12h30min desta quinta-feira (13 de junho).
O Sindicato dos Jornalistas também está colhendo opinião da categoria sobre a contraproposta em enquete online. Ainda dá tempo de participar. Clique aqui e responda a pesquisa.

Mais notícias