Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, maio 2, 2024
InícioDestaque 2Jornalistas dizem NÃO à retirada de cláusula da PLR

Jornalistas dizem NÃO à retirada de cláusula da PLR

Os jornalistas cariocas rejeitaram por unanimidade a cláusula que modifica a garantia de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no acordo coletivo de jornal e revista. Reunidos em assembleia na última quinta-feira (13 de junho), os trabalhadores decidiram encaminhar a contraproposta nos seguintes termos:
– reajuste nos salários de fevereiro a maio de 6,63% (inflação registrada pelo INPC)
– reajuste nos salários de junho a janeiro de 2014 de 7%
A proposta patronal apresentada na semana passada oferecia estes reajustes, mas incluía no acordo uma cláusula que dava fim ao pagamento de PLR nas empresas que já tenham programa próprio de participação nos lucros. Esta cláusula prejudicaria, em primeiro momento, os jornalistas do Infoglobo (O Globo, Extra e Expresso).
A assembleia ratificou pesquisa online do Sindicato dos Jornalistas promovida ao longo desta semana. Nela, 66% dos que responderam aceitaram os reajustes de 6,63% e 7%, e 83% disseram não à mudança no abono da PLR. A enquete teve 91 participações.
As negociações com os empresários de jornais e revistas se arrastam há mais de cinco meses em função da intransigência patronal. Depois de mais de dois meses de silêncio,  forçam o fechamento do acordo condicionando o reajuste acima da inflação à exclusão da cláusula de PLR.
LEIA MAIS: Acompanhe as negociações do reajuste salarial 2013

Mais notícias