Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioFENAJSem categoriaChapa 4 - Democracia e Transparência

Chapa 4 – Democracia e Transparência

Não vamos aceitar desrespeito a jornalistas
As demissões em massa verificadas em vários grupos de comunicação e a exploração de jornalistas em várias funções reforçam o perfil perverso e oportunista dos donos de grandes empresas do setor. Querem nos punir pelo avanço tecnológico, pela crise econômica, pela incompetência de gestão, por adoecermos, por envelhecermos.
E combater esse tipo de exploração absurda e os cortes de pessoal que aumentam a carga de trabalho dos que ficam nos empregos será uma das prioridades da Chapa 4 – Democracia e Transparência. Vamos fiscalizar, com a ajuda dos colegas em suas redações, denunciar ao Ministério Público do Trabalho e, quando necessário, recorrer à Justiça para acabar com a exploração e punir os empresários que não respeitam os trabalhadores.
Não podemos, e não vamos, aceitar que grandes empresas busquem aumentar seus lucos, já enormes, a partir da exploração de jornalistas obrigados a escrever, fotografar, gravar sonoras e atualizar site, de editores de texto de emissoras de TV obrigados a editar imagens também e vice-versa e de colegas de assessorias pressionados a fazer tudo (apurar, escrever, diagramar e editar) sem ganhar pelas muitas funções que exercem. Quem conhece o trabalho nas redações sabe que a situação é, cada vez mais, rotineira no nosso dia a dia, mas não podemos aceitá-la como normal.
Da mesma forma, não podemos aceitar as demissões em massa e o consequente excesso de jornada nas redações. A política irresponsável que os patrões chamam de reestruturação será combatida com vigor, pois não pode ser aceita, ainda mais quando empresas demitem após anunciar lucros crescentes, como no recente caso da TV Record.
Também vamos combater uma nova forma de discriminação que está se espalhando pelas redações: o desligamento de profissionais que completam 60 anos. Essa prática odiosa é implementada no Infoglobo e já foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho, que instaurou uma ação civil pública e pode multar a empresa em até R$ 5 milhões.
São desafios que precisamos enfrentar já. Por isso, nós da Chapa 4 – Democracia e Transparência contamos com o apoio dos jornalistas nas eleições dos dias 16, 17 e 18 de julho e com sugestões para aprimorarmos nosso programa. E queremos ter a participação dos colegas jornalistas para fazermos um sindicato forte.
Venha conosco nessa caminhada. Escreva para jornalistasriochapa4@gmail.com, participe do nosso grupo e da nossa comunidade no Facebook (jornalistasriochapa4) e nos ajude a lutar por melhores salários e condições de trabalho para todos os jornalistas do Rio de Janeiro.

Mais notícias