Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, maio 2, 2024
InícioNotíciasJornais e revistas: assembleia aprova acordo

Jornais e revistas: assembleia aprova acordo

Os jornalistas cariocas aprovaram, em assembleia na última terça-feira (25/6), proposta para fechamento do acordo coletivo de jornais e revistas. O reajuste nos salários, a partir de fevereiro deste ano, ficará em 6,63% (índice do INPC), e as demais cláusulas econômicas, como PLR, tíquete-refeição e outros auxílios, terão reajustes de 7%.
A mudança no pagamento da Participação nos Lucros e Renda (PLR), que os empresários tentaram incluir no acordo, já havia sido rechaçada pelos jornalistas. A proposta patronal, derrubada em assembleia no dia 13 de junho, era de 6,63% no reajuste nos salários de fevereiro a maio, e de 7% nos vencimentos de junho a janeiro de 2014 e nas outras cláusulas financeiras da convenção. Porém, condicionava isso à perda de abono salarial aos profissionais do Infoglobo, pelo fato de a empresa já ter um programa próprio de participação nos rendimentos.
A decisão da assembleia foi encaminhada já nesta terça-feira aos representantes das empresas com o objetivo de que o reajuste retroativo e a PLR já possam ser depositados em julho, mesmo que em folha suplementar de pagamento.
Este acordo foi encaminhado para assinatura após cinco meses de negociações. Os empresários de jornais e revistas aceitaram se reunir com a comissão de negociação apenas duas vezes, buscando protelar no limite o fechamento da convenção, enquanto os donos de TV e rádio assinaram acordo ainda em março, com avanços no pagamento dos feriados trabalhados.
LEIA MAIS: Acompanhe histórico da campanha salarial 2013
LEIA MAIS: Infoglobo: multa de R$ 5 mi e fim da discriminação
Texto atualizado às 19h28 de 25 de junho de 2013.
Acesse aqui a convenção 2013 dos jornalistas de jornais e revistas do município do Rio.

Mais notícias