Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioFENAJSem categoriaPOR UMA VERDADEIRA REPRESENTATIVIDADE

POR UMA VERDADEIRA REPRESENTATIVIDADE

Acompanhamos nas duas últimas semanas a onda de manifestações que varreu o país e que, “de repente”, colocou em cheque as formas de representação cristalizadas na sociedade brasileira (partidos, sindicatos, parlamento etc.). Nas ruas, centenas de milhares de jovens – fala-se em mais de um milhão –, não têm unidade de propostas, naquilo que querem exatamente, mas estão seriamente convictos sobre o que não querem mais.
Esses jovens, e todas as outras pessoas que se juntaram a eles, não querem mais corrupção, não querem mais suas prioridades para investimentos públicos (saúde, educação, habitação, emprego etc.) ignoradas pelos governantes. Enfim, não querem mais essa democracia indireta que lhes é concedida, essa participação difusa que só acontece nas eleições, periodicamente. Os filhos do wifi e da internet querem opinar na hora, agora, sobre tudo, e querem ser ouvidos também na hora, agora, sobre tudo.
Nós, da Chapa 1, escolhemos o nome Linha Direta com Jornalistas justamente por esses motivos. Escolhemos esse nome porque, mesmo antes das manifestações, nos convencemos de que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro precisa renovar sua estrutura e seus quadros. É preciso escutar os novos colegas, que ingressaram recentemente no mercado de trabalho e que, certamente, estiveram presentes nas manifestações ou na sua cobertura, com um cartaz ou com microfone ou câmera na mão.
Foi nesse sentido que decidimos focar a proposta da nossa Chapa 1 no resgate da identidade entre o sindicato e uma categoria que mudou muito nos últimos anos, e queremos legitimar canais de participação e filiação remota, via internet, formar uma rede de colaboradores capaz de assumir, em nome do sindicato, iniciativas de interesse dos jornalistas e realizar um Congresso que reforme o estatuto, para possibilitar uma participação mais direta e democrática dos jornalistas na gestão sindical.
Tudo isso está na lista das vinte propostas prioritárias do projeto Linha Direta com Jornalistas. Ainda assim, seguimos abertos para a ampliação do nosso programa – basta entrar em contato!
http://www.facebook.com/LinhaDiretaComJornalistasSindRio
http://chapa1linhadireta.wordpress.com/
linhadiretacomjornalistas@gmail.com
 

Mais notícias