Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioDestaque 2Demissões na Record podem ser anuladas

Demissões na Record podem ser anuladas

A procuradora do Trabalho Lúcia dos Santos Gomes deu dois recados diretos aos advogados da Rede Record durante audiência na última quarta-feira (3 de julho): a empresa deveria ter procurado o Sindicato dos Jornalistas e o dos Radialistas do Rio para tratar das dispensas de mais de 500 profissionais. E, caso a Record não chegue a algum acordo com essas entidades, a emissora poderá ter que readmitir os profissionais dispensados.
A audiência, marcada após denúncia do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio e do Sindicato dos Radialistas do Estado, deixou clara a estratégia da empresa para atenuar o peso das demissões: separar as firmas que estão sob o comando de Edir Macedo. A advogada da Record diz que a RecNov – onde são gravadas as novelas – não está ligada à TV Record Rio, e sim à sede, em São Paulo.
“Ou a empresa se propõe a sentar com os sindicatos para rever este assunto ou vamos ter que ir pelo caminho judicial”, explica a procuradora Lúcia Gomes. Segundo ela, uma ação civil pública – como a que foi feita diante das dispensas da WebJet – pode ser aberta sobre a emissora.
De janeiro de 2012 até maio deste ano, a Record Rio dispensou 40 jornalistas contratados com carteira assinada – além de PJs. Nos estúdios da RecNov, uma produtora foi contratada para fazer o trabalho que deveria ser executado pelos profissionais da própria Record.
“A emissora é concessionária de serviço público que está terceirizando sua atividade fim”, expõe o diretor do Sindicato dos Jornalistas Nelson Moreira, que participou da audiência.
Para o presidente do Sindicato dos Radialistas, Miguel da Costa, a demissão em massa não tem qualquer fundamento. “O que acontece com as empresas de radiodifusão no Brasil é o que acontece também com as empresas de transportes, são caixas-pretas”, afirma o radialista.
Uma nova audiência, esta para tratar especificamente da RecNov, está marcada para quarta-feira (10 de julho). Ainda em julho, a Rede Record deve voltar a se reunir com o Sindicato dos Jornalistas e o dos Radialistas.
LEIA MAIS: Record demite mais 100, um dia depois do 1° de maio
LEIA MAIS: Carta aberta: Rede Record e as demissões
Foto: Arion Marinho

Mais notícias